Menssagem de erro

Notice: Undefined index: yd7851a9 in include_once() (line 1 of /var/www/html/www.baruco.com.br/sites/default/settings.php).

Em Pauta

Bett Latin America Leadership Summit

A 2ª edição da Bett Latin America Leadership Summit, fórum internacional que reunirá líderes educacionais do Brasil, de diversos países da América Latina e do Caribe, incluindo Ministros e Secretários de Educação, acontece nos próximos dias 17 e 18 de novembro, no Hotel Sofitel, Rio de Janeiro.

O evento já é um marco para líderes e gestores educacionais, que terão a oportunidade de debater e se atualizar sobre as últimas tendências e exigências do segmento, geradas pelas constantes mudanças da aprendizagem no século 21.

Os temas apresentados no evento terão como eixo central a inovação e a tecnologia e o atendimento das necessidades dos estudantes e de todos os que buscam a ampliação de suas práticas e conhecimentos em prol de uma educação de qualidade.

Abaixo, alguns destaques da 2ª edição da Bett Latin America Leadership Summit:

#1
Presenças Nacionais e Internacionais
A Bett Latin America Leadership Summit receberá mais de 80 importantes líderes e gestores nacionais e internacionais, entre eles Jorge Sequeira (UNESCO); Arleth PatriciaSaurith Contreras (Ministério da Educação da Colômbia); Claudio Poggi (Governador da Província de San Luis, Argentina); Francisco Cervantes Pérez (Universidad Abierta y a Distancia e Secretário de Educação Pública do México); Eduardo Deschamps (Secretário Estadual de Santa Catarina e Vice-Presidente do CONSED) Herman Voorwald (Secretario de Educação do Estado de São Paulo).

#2
Ministros de Educação e Lideranças Educacionais da América Latina
Entre os representantes governamentais, estarão na Bett Latin America Leadership Summit os ministros da Educação do Brasil, Colômbia, Panamá, Uruguai, Costa Rica, Peru, Argentina e Equador. Também participarão líderes e influenciadores globais de Educação, como representantes da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), do Banco Latino-Americano de Desenvolvimento, do CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação), da Relpe (Red Latino Americana de Portales Educativos) e da ATEI (Ibero American association of education television).

#3
UNESCO
A UNESCO tem enfatizado a necessidade de uma política de educação no que se refere à melhoria das competências e das condições dos professores. A meta é ter um compromisso com a melhoria da qualidade da educação na América Latina e no Caribe.
O órgão tem realizado diversas reuniões com Ministros de Educação da região, e desta vez debaterá na maior reunião de líderes e gestores educacionais, no Brasil, durante a 2ª Bett Latin America Leadership Summit.
Na pauta do evento, a UNESCO debaterá os “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas” e a agenda pós-2015 (até 2030) em nível mundial.

#4
CONSED: Conselho Nacional de Secretarias de Educação
Com o objetivo de conhecer experiências e recursos, compartilhar práticas, subsidiar os processos de formulação, implementação e monitoramento das políticas educacionais, o CONSED participa do evento com alguns de seus representantes. A palestra “O futuro da educação no Brasil: uma visão geral do programa de educação integral”, será uma delas, conduzida por Eduardo Deschamps, Vice-Presidente, Conselho Nacional de Secretarias de Educação (CONSED) e Secretário de Estado da Educação de Santa Catarina.

#5
Fórum de Desenvolvimento de Educadores 1
Parceria entre a Bett Latin America Leadership Summit e a Federação Nacional de Escolas Particulares (FENEP), no dia 19/11 (quarta-feira) acontecerá o Fórum de Desenvolvimento de Educadores, na Escola Americana do Rio de Janeiro (EARJ). Dentre os temas em destaque está “Regulando o uso das mídias sociais em sala de aula: Que medidas as escolas precisam tomar para salvaguardar a experiência do usuário dos alunos?”.
O painel contará também com a presença de Amábile Pacios, Presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP); Luciana Allan, Diretora Técnica do Instituto Crescer Para a Cidadania, e Marina Bettarello, professora do St. Nicholas School, Brasil.

#6
Painel de Votação Interativo
Com utilização de dispositivos portáteis, o Painel de Votação Interativo (dia 17/11) permitirá ao público votar em uma série de tópicos com respostas de múltipla escolha. O tema principal desta atividade será “Conduzindo a mudança e estimulando a inovação nas escolas: Qual é o papel da sala de aula do futuro?”. Participação de Márcia De Figueiredo Lucena Lira (Secretária de Educação do Estado da Paraíba) e Adriana Patrícia Arcila Rojas (Secretária de Educação de Medellín, Colômbia).

#7
Edtech Teacher Wall
Quais os desafios da integração educação e tecnologia na escola? Precisa dominar um aplicativo para usar em sua classe? Quer aprender métodos inovadores de ensino?
Através da área de networking criada para o evento, especialistas em educação internacional ministrarão oficina onde será possível conectar-se com a comunidade educacional da América Latina. Serão apresentadas dicas úteis para os professores sobre como usar as mídias sociais de forma eficaz em sala de aula e como aumentar o envolvimento dos alunos. Os participantes poderão fazer perguntas por e-mail ou pelo @twitter no painel do Edtech Teacher Wall.

#8
Inovação e TIC´s
Guiomar Namo de Mello, Presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEESP), apresentará o Módulo “Promovendo a inovação para impulsionar o desenvolvimento”, no dia 18/11. A educadora debaterá tópicos como o uso da internet nas escolas, as competências das TIC´s (Tecnologias de Informação e Comunicação), no Brasil, avaliando os resultados, como influenciar as políticas nacionais de educação e sobre os próximos passos para uma política compreensiva.

#9
Instituto Ayrton Senna
Fabiano Gonçalves, Gestor de Programa do Instituto Ayrton Senna (IAS) participará da Bett Latin America Leadership Summit com a apresentação da palestra “O papel da tecnologia na sala de aula do século 21: Incentivar o uso da tecnologia nas escolas”. Entre as abordagens, destaque para “Como são os professores que exercem com a tecnologia?”, “Pode o uso da tecnologia melhorar o envolvimento dos alunos?” e “Quais são os benefícios da utilização de novas ferramentas de TIC na educação?”
Em outro Painel do evento, Fabiano Gonçalves irá falar sobre a “Utilização das TIC´s na sala de aula: Compartilhando boas práticas”, “Vídeos, uma ferramenta eficaz para melhorar a aprendizagem dos alunos?” e “Conectando escolas através das fronteiras”.
Os dois painéis acontecem no dia 19/11, durante o Fórum de Desenvolvimento de Educadores, na Escola Americana do Rio de Janeiro (EARJ).

#10
Engajamento dos alunos com a inovação digital
John Baker, CEO e presidente da Desire2Learn (D2L), empresa de tecnologia educacional que criou a Brightspace, a primeira plataforma de aprendizagem verdadeiramente integrada do mundo, vem ao Brasil para participar do Painel de discussão sobre implementação da abordagem holística para professores. Na 2ª Edição da Bett Latin America Leadership Summit, Baker irá falar sobre o engajamento dos alunos com a inovação digital. A palestra será na terça-feira (18/11).

#11
Case de Sucesso da América Latina!
Luis Castillo Montes (Instituto Nacional de Avaliação Educacional do México - INEE) apresenta "A reforma educacional e seu impacto na avaliação educacional: o caso do México". A palestra será sobre a implementação da reforma educativa mexicana, o papel da avaliação educacional no país e a proposta de como a avaliação auxilia na melhoria da qualidade da educação.

#12
Colômbia um exemplo a ser seguido!
Compartilhando casos de sucesso do país, estarão presentes na Bett Latin America Leadership Summit Adriana Patricia Arcila Rojas, Secretaria de Educação de Medellín, e Ivonne Gonzalez, Diretora Geral do Departamento de Línguas e Culturas Estrangeiras da Universidade de La Sabana (Colombia).
Na apresentação, serão demonstradas como a tecnologia melhora o desenvolvimento da autonomia na aprendizagem de línguas e as grandes mudanças na metodologia de ensino. O tema de Adriana Rojas será “Possibilitando o desenvolvimento de competências em TIC dos professores: o Centro de Inovação para Professores na Colômbia”, e o de Ivonne Gonzalez “Um caso de sucesso do uso da tecnologia no desenvolvimento do professor: Fazendo o impossível possível!”.

#13
Argentina e inclusão digital!
Claudio Poggi, Governador da Província de San Luis (Argentina), apresentará o case “Implementando políticas públicas de sucesso: tecnologia digital e inovações aplicadas à melhoria educacional em San Luis (Argentina)”.

#14
Liderança em Instituições de Ensino Superior
Alberto Unzueta Sanjinés, vice-reitor de Assuntos Acadêmicos da Universidade Privada da Bolívia (UPB), e Alberto Montoya Puyana, chanceler da Universidade Autônoma de Bucaramanga (Colômbia), comandam a conferência interativa - votação com dispositivos - sobre “Liderança em Instituições de Ensino Superior: como inspirar os alunos e professores, mantendo altos padrões de desempenho?”.

#15
Newcastle, Reino Unido
Steve Williams, diretor de TI da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, apresenta dois painéis durante a Bett Latin America Leadership Summit: “Fornecimento de tecnologia educacional em uma grande universidade do Reino Unido: uma abordagem inovadora de gestão do programa”, no dia 17/11, e “Universidades internacionais e a experiência do aluno: qual é o papel da tecnologia?”, durante no Fórum Tecnologia na Educação Superior (19/11).

#16
Tecnologia e educação: a teoria aplicada!
Carlos Grieco, fundador da EvoBooks, apresentará de forma detalhada a qualidade da tecnologia no ensino, a valorização do professor e o engajamento dos alunos na sala de aula. Com livros-aplicativos, será ministrada uma aula descritiva sobre todos os pontos positivos da metodologia desenvolvida pela EvoBooks, com exemplos reais sobre a implementação do conteúdo, através de ferramentas 3D.

#17
Newcastle, Austrália
Outro tópico em destaque no Fórum de Desenvolvimento de Educadores, na Escola Americana do Rio de Janeiro (EARJ), será “Re-examinando o papel da tecnologia na sala de aula do futuro”. A apresentação será de Liz Burd, Pro Vice-chanceler de Aprendizagem e Ensino, da Universidade de Newcastle / Austrália.
A avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) de 2012 listou o sistema educacional australiano em 13º em Leitura, 17º em Ciências e 19º em Matemática, em uma escala global incluindo 65 países. O índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas (2009) lista o país com 0,993, entre os maiores do mundo, empatado em primeiro lugar com Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia.

#18
Fundação Vale
A Gerente de Educação da Fundação Vale, Maria Alice Santos, apresenta o Estudo de Caso "Casa do Aprender - Projeto de Melhoramento da inter-relação entre as esferas pública e privada, através da utilização das TIC´s”. Durante o Fórum de Desenvolvimento de Educadores (19/11).

Sobre a Bett:
Com 30 anos de experiência,a Bett realiza os maiores eventos de tecnologia educacional na Europa (Inglaterra), Ásia (Cingapura) e América Latina (Brasil). Atualmente, a Bett Show no Reino Unido é o maior e mais visitado evento de tecnologia educacional do mundo.
Em todo o mundo, mais de 35.000 profissionais de educação confiam na Bett para se equiparem com conhecimento e recursos que tornam o evento mundialmente reconhecido por inspirar, conectar e contribuir para o desenvolvimento de modelos de aprendizagem de excelência.

SERVIÇO:
BettLatinAmerica
Local: Sofitel Rio de Janeiro / Copacabana –
Data: 17 (Segunda-feira) e 18 (Terça-feira) de novembro/2014
Horários: Das 09hs às 18 horas
Site Oficial / programa:http://www.latam.bettsummit.com/