SEO x Consistência

É possível convergir informação nas mídias digitais com engajamento e qualidade.
SEO X Consistência
SEO X Consistência

 

Produzir conteúdo no universo web com a missão de engajamento para a conversão de leads ganhou novo status a partir da aplicação de técnicas de otimização para as plataformas de buscas. A afirmação de que estes recursos devem agregar conteúdos de qualidade parece óbvia, mas no decorrer deste texto acredito que ficará claro para a grande maioria de que esta realidade está longe de ser alcançada e que o mercado está atuando essencialmente na contramão da equação SEO = conteúdo relevante.

É fato de que sem as técnicas de Search Engine Optimization as produções de conteúdo para plataformas digitais estão fadadas ao ostracismo. E ainda que estejam presentes no cenário há algum tempo, estas tem evoluído rapidamente e com ótimos recursos para ampliar seu poder de alcance frente a um frenético crescimento da concorrência no ambiente digital.

Mas é fácil observar a discrepância existente entre a aplicação das técnicas de SEO com a produção de informações consistentes, estratégicas e que de fato consigam convergir públicos em leads assertivos para os clientes, que configurem em interesse efetivo para a compra de um produto, serviço ou para a aderência à proposta de uma marca, de uma causa, ou qualquer que seja o objetivo da ação.

A razão para isso está no background de agências voltadas exclusivamente para as tecnologias, para a geração de acessos, sem aprofundamento com o negócio do cliente e, especialmente, sem profissionais com expertise para a produção de conteúdos, entre eles jornalistas e relações públicas, cuja essência se pauta pela investigação e pelo relacionamento, respectivamente. Este cenário pode se tornar ainda mais crítico quando a produção de conteúdo deve contemplar não apenas venda, mas sua aplicabilidade em segmentos de complexidade regulatórias e com alto grau de riscos como, por exemplo, a área da saúde.

Não à toa, o que vemos em massa são agências promovendo campanhas que “bombam” acessos nas plataformas de seus clientes, apoiados em relatórios pouco didáticos destacando números encantadores a custos de clicks cada vez mais altos, mas com ROI baixíssimo.

O Melhor dos Mundos

Na contramão da escassez de produção de conteúdo estratégico para plataformas proprietárias, vemos ganhar força o movimento do brand content a partir dos veículos de comunicação, onde o jornalismo se reinventa adequando suas bases e conceitos para a inserção de vendas subliminares dentro de linhas editoriais.

Sem dúvida, o melhor dos mundos se dá com a união dos dois canais, brand e content, com a melhor estratégia de SEO, e é fato de que um não pode mais andar sem o outro, mas sim se integrarem, ampliando as oportunidades de negócios para todos.Sabemos que as inovações tecnológicas transformaram e irão transformar ainda mais a forma de consumir produtos e informações, e ainda que não tenhamos capacidade para antever com clareza tudo o que vem pela frente em termos de desenvolvimento de novas ferramentas e plataformas, sabemos que a essência do que nos motiva a consumir não muda.

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