Comunicação para a geração de resultados

O título deste artigo pode parecer redundante, já que todos que atuam com a comunicação esperam dela bons resultados. Mas, o que muitas empresas nem sequer percebem é que atuam diária e informalmente com a comunicação em todos os seus processos, se relacionando com públicos interno, externo, clientes, parceiros, fornecedores… sob diferentes aspectos, sem se dar conta dos potenciais envolvidos.

Ou seja, independentemente da ciência aplicada da comunicação, enquanto ferramenta para estratégias e objetivos de negócios, ela está no cerne de todas as nossas práticas diárias, impactando nossos resultados. E se esta base não tem a percepção e o valor merecido, não evoluirá e nem sustentará qualquer outra forma de comunicação profissional por muito tempo.

O reflexo disso podemos ver nos canais efetivos de relacionamento que se desenvolvem rapidamente com recursos tecnológicos, em ritmo frequentemente além da capacidade das empresas absorverem, especialmente com a produção e interação de conteúdos de qualidade para dialogar com seus públicos de interesse. E como resultado, têm-se demandas e expectativas demais e aproveitamento de menos levando à frustação, perda de oportunidade, de conquista, venda e fidelização, entre outros.

Investir além da comunicação com imprensa, desenvolvendo conteúdos proprietários e se ancorando em mídias sociais e plataformas dos mais variados formatos e públicos, configura uma importante base de relacionamento que permite o “olho no olho”, mas também a “boca no trombone” com todos os cidadãos conectados. Estar fora destes meios já não é mais escolha, mas estar neles sem estratégia não só é desperdício como é perigoso.

Por isso, investir em comunicação 360o, qualificada e direcionada, que explore seus diferenciais e com a linguagem que seus públicos entendem e desejam é o único caminho para o sucesso. E isso vai além de investir em Big Data e afins, parte do princípio aplicado sobre todo o arsenal de comunicação investigado e investido.

E aí te pergunto: você e sua empresa estão preparados para se comunicar com o mundo para gerar bons resultados?

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